Síndrome do bebé abanado experiência de 10 anos de um Serviço de Cuidados Intensivos pediátricos

Date

2013

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal

Abstract

Introdução: O Síndrome do Bebé Abanado é uma das causas de lesão não acidental mais difíceis de diagnosticar. Objetivos: Caracterizar os doentes internados no Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos (SCIP) com Síndrome do Bebé Abanado. Material e Métodos: Estudo retrospetivo dos doentes internados no SCIP do Centro Hospitalar de São João com o diagnóstico de Síndrome de Bebé Abanado de 1 de Janeiro de 1999 a 31 de Dezembro de 2009. Resultados: Foram internadas oito crianças com diagnóstico de Síndrome do Bebé Abanado. A média de idades foi de 4,1 meses e cinco doentes eram do sexo masculino. Um caso apresentava história de traumatismo. O motivo de recurso aos cuidados de saúde mais frequente foram as crises convulsivas com paragem respiratória/cardiorrespiratória (50%). VeriÞ cou -se hemorragias retinianas bilaterais em 6 doentes (75%). Em todos a tomograÞ a axial computorizada cerebral mostrou hematomas subdurais. Sete doentes (87,5%) necessitaram de ventilação mecânica e cinco (62,5%) de suporte inotrópico. O tempo médio de internamento no SCIP foi de 5,25 dias (1 -11 dias). VeriÞ cou -se um óbito. VeriÞ cou -se uma hemiparésia transitória num doente. Três casos apresentaram uma epilepsia de novo e déÞ ces na acuidade visual ou auditiva e num caso houve perda das aquisições prévias com um atraso moderado a severo do desenvolvimento psicomotor. Conclusão: O Síndrome do Bebé Abanado resultou, na nossa série, em elevada morbilidade com a presença de sequelas a longo prazo em cinco doentes (62,5%) compatíveis com os dados publicados em outras séries. A mortalidade encontrada foi inferior à apresentada em estudos anteriores (12,5%). A presença de história traumática só foi referida num caso e, apesar de todos terem apresentado hematomas subdurais, 25% dos casos não tinham hemorragias retinianas. A apresentação clínica foi muito grave na grande maioria dos casos, sendo fundamental um elevado grau de suspeição. (Author Abstract)

Description

Keywords

child abuse, abusive head trauma, diagnosis, ocular, retinal hemorrhages, subdural haematomas, International Resources, Portugal

Citation

Lourenço, L., Silva, M., Lisboa, L., Mota, T. C. D., & Ribeiro, A. (2013). Síndrome do bebé abanado: experiência de 10 anos de um Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos. Nascer e Crescer, 22(2), 72-74.

DOI